domingo, 4 de julho de 2021

Acorde, respire fundo e comece!

 


Quando acordamos, todos os dias, muitas coisas começam a acontecer. 

Falamos com alguém. Pessoalmente ou por outros meios. 

As pessoas concordam, discordam. Nos afagam, nos agridem, nos ignoram. 


E o dia vai passando. 


Às vezes, os minutos passam muito lentamente em determinadas ocasiões e as horas podem passar voando, de acordo com as circunstâncias. Quando fazemos coisas que dão prazer parece que é sempre muito rápido. Sentimos que podia ter durado um pouco mais. As coisas que fazemos apenas por obrigação parecem não acabar nunca, mesmo que não sejam muito longas. 


Por isso é recomendável saber claramente onde quer chegar, para onde está indo. A reforma, a aposentadoria, parece ser um sonho impossível para a maioria das pessoas.


Trabalhar até o fim é necessário para manter as condições dignas de existência que se conquistou.


Os planos que se fazia para os anos futuros podem ser adaptados ao presente. As horas livres em um dia de trabalho podem ser melhores que as férias e a aposentadoria ou reforma. 

As próprias horas de trabalho podem ser menos dolorosas se for possível encontrar algum sentido naquilo que se faz. Se você não vê sentido no que faz, faça o que puder para mudar de emprego. 


O mais importante é que a vida não seja nunca encarada como um fardo, algo que queremos descartar. 


Cada coisa que acontece ao longo do dia são ingredientes que compõem a existência, queiramos ou não. São desafios que testam a nossa força, a nossa capacidade e a nossa paciência. 


E, haja paciência!


Se a vida fosse fácil, seria um tédio. Por isso ricos cometem suicídio. Se fosse confortável morar na caverna ainda estaríamos lá. Perceber o que as dores diárias nos ensinam pode ajudar a conviver melhor. Aprender a viver. 


Não é possível evitar todas as dores da existência. Apenas existir já é doloroso. Mas é possível achar algum sentido na vida e ter claro, na sua cabeça, para onde está a caminhar. 


É possível e necessário ver o abismo antes de estar à beira dele.


E nem todos os caminhos levam a abismos.


Então, quando acordamos, todos os dias, podemos fazer algo que nos leve para perto ou para longe de onde queremos ir. O costume de passar o dia nas redes sociais leva ao abismo. A exceção são os profissionais que ganham dinheiro com isso. 


A primeira coisa a fazer é decidir intimamente o que quer. De verdade. E sem colocar a opinião dos outros acima da sua nessa decisão. 


Mas é preciso aceitar que quanto maior o sonho, maior o preço a pagar.


Sabendo o que quer, começa a ação. 


É necessário ser sóbrio, nem tudo é possível. 


E lutar por dinheiro, leva à infelicidade.


É necessário fazer algo que seja suportável. Não vale a pena ganhar muito dinheiro fazendo algo insuportável.


Ação contínua, diária, focada. Isso vale para iniciar e administrar um casamento, uma lavoura, uma grande empresa, ou qualquer outra coisa.


José Luiz da Silva

Um comentário:

  1. Therefore, if you select to play at a site that displays any of them, then find a way to|you probably can} certain that|ensure that|make certain that} you’ll be given a fair chance to win. Online roulette playing is at present legal in a handful of 토토사이트 US states. You can play for free or gamble with actual money in case you are aged 21 or over.

    ResponderExcluir

Acorde, respire fundo e comece!

  Quando acordamos, todos os dias, muitas coisas começam a acontecer.  Falamos com alguém. Pessoalmente ou por outros meios.  As pessoas con...