quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Ardyson Carvalho: Cultura Brasileira e simplicidade na Europa


O brasileiro Ardyson Carvalho é dançarino, músico e produtor cultural. Ele vem sendo reconhecido, com justiça, como um dos maiores defensores do forró tradicional atualmente em atividade na Europa. Seu engajamento no movimento de resistência em prol da cultura tradicional brasileira e principalmente nordestina, tem levado o forró a vários países do mundo.
Ainda em 2012 ele já recebia convites para ministrar workshops na Itália. “Fui para Itália e morei três meses por lá. Dava aula e tocava”, relembra Ardyson. Este trabalho na Europa foi tomando proporções cada vez maiores e a imprensa brasileira e internacional já noticiou dezenas de eventos europeus ao longo desses anos protagonizados por este brasileiro.
Esta semana, por exemplo, Ardyson ministra workshops na França, na Alemanha e em Portugal. “Estou trabalhando e fazendo shows levando o pé de serra", acrescenta.
Mantendo o espírito humilde, que seus alunos e seguidores já conhecem, Ardyson deu toda a atenção às fãs, Márcia Melo e Carla Adriana, em um encontro casual na Praça do Rossio, Baixa do Chiado, Lisboa.
Foi um encontro emocionante”, relata Márcia, que mudou-se à pouco para o país de Pedro Álvares Cabral. “É maravilhoso encontrar em Portugal um artista como Ardyson, que traz à Europa esta maravilha da cultura brasileira, que é o forró. E ser tão bem tratada por ele”, complementa.
O artista mineiro também não escondeu a alegria em ser reconhecido pelo trabalho que desenvolve. “É uma correria muito grande, cheguei ontem da França, estarei esta semana na Alemanha e já volto ao Brasil. Esta energia dessas pessoas maravilhosas que encontramos é essencial para a nossa vida”, disse Ardyson.


Ardyson Carvalho é produtor e criador do evento nacional de forró pé de serra MINAS ROOTS que teve início em 2008 com o nome Camping Roots, atualmente está na sua oitava edição. 
Em 2017 criou o Projeto Retrato de um Forró, com o intuito de fortalecer o movimento cultural do Forró no mundo. Sua apresentação aconteceu em dezembro daquele ano na cidade de Lisboa (Portugal), com o encontro dos professores Ardyson Carvalho e Guilherme Veras e contou com a participação de diversos professores e forrozeiros, grandes representantes desta cultura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acorde, respire fundo e comece!

  Quando acordamos, todos os dias, muitas coisas começam a acontecer.  Falamos com alguém. Pessoalmente ou por outros meios.  As pessoas con...