quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Tuna de Figueiredo: Músicas para tocar a alma


A Tuna de Figueiredo foi fundada a 12 de abril de 1936, por compatriotas que regressaram do Brasil. Unidos pela música e pela vontade de fazer vingar um gosto verdadeiro e inigualável, lutaram contra as mais adversas opiniões, conseguindo fazer da Tuna mais uma oferta cultural para o Concelho de Seia. A sua música foi transmitida de geração em geração e sem conhecimentos musicais. Os elementos que dela fizeram parte, aprenderam por ouvido sem pautas, nem mestre, ensinavam-se mutuamente. Passou por algumas dificuldades, mas nunca se extinguiu, graças ao esforço, gosto e dedicação da população. 
Actualmente, a Tuna de Figueiredo, conta com 25 elementos, que na sua grande maioria são jovens, crianças e elementos da classe Senior.
A Tuna de Figueiredo dispõe de alguns instrumentais musicais e o seu repertório inclui vários estilos de músicas de origem portuguesa.

Ao longo da sua existência a Tuna de Figueiredo tem feito actuações em vários pontos de Portugal, nomeadamente Praça da Alegria, Feira do Campino em Santarém, no Porto, feiras... Percorre lares e outras instituições.

Sendo esta Tuna um grupo de "carolas", que luta pela sua sobrevivência, levando sempre o espírito de companheirismo e camaradagem a todos os que ouvem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acorde, respire fundo e comece!

  Quando acordamos, todos os dias, muitas coisas começam a acontecer.  Falamos com alguém. Pessoalmente ou por outros meios.  As pessoas con...